quinta-feira, 10 de junho de 2021

SINDACS-AL comemora adesão ao curso técnico para ACS e ACE em todos os municípios alagoanos

 Entidade foi uma das principais protagonistas na luta pela formação técnica dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias


Na última quarta-feira (09), o Ministério da Saúde (MS) divulgou o resultado provisório da chamada pública do processo de adesão do Distrito Federal, dos estados e municípios ao Programa Saúde com Agente, que ofertará o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e o Curso Técnico de Vigilância em Saúde com ênfase no combate às Endemias.


A publicação oficial foi recebida com entusiasmo pelo SINDACS-AL, já que 100% dos municípios alagoanos aderiram à iniciativa do Governo Federal. O presidente Nelson Cordeiro destacou o protagonismo da entidade nas lutas a nível nacional para que o Ministério da Saúde oferecesse uma formação técnica aos agentes. “Nós sempre lutamos para que a categoria tivesse a oportunidade de fazer um curso técnico. Estivemos à frente de mobilizações nacionais e temos participação ativa nessa grande conquista”, afirmou.



O dirigente da FENASCE e antecessor de Nelson Cordeiro na presidência do SINDACS-AL, Fernando Cândido, participou da cerimônia de lançamento do programa “Saúde Com Agente” no dia 08 de dezembro de 2020, em Brasília (DF). Em seu retorno, a formação técnica foi amplamente difundida entre a categoria e os gestores municipais, o que ajudou a despertar o interesse das prefeituras.


De acordo com o próprio Ministério da Saúde, a região Nordeste liderou o ranking de adesão ao programa desde o lançamento do edital, no dia 29 de abril de 2021. Em Alagoas, o comprometimento foi de 100%, o que significa que os 102 municípios vão ofertar a formação técnica para os ACS e ACE.


“Quando o Ministério da Saúde publicou as portarias para que os municípios aderissem ao curso técnico, o SINDACS-AL encaminhou ofícios a todas as prefeituras solicitando que suas respectivas gestões aderissem ao programa e o resultado foi muito positivo. Todos os 102 municípios se comprometeram com a iniciativa. Isso foi um feito muito positivo e não podemos esquecer do importante papel que desempenhamos para que houvesse essa adesão”, comemorou Nelson Cordeiro.


A proposta é que a capacitação seja realizada 50% de forma presencial e 50% à distância, mas ainda não há uma previsão de início definida.