terça-feira, 30 de março de 2021

Representantes sindicais participam de videoconferência com secretário de economia de Maceió

 Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió cobrou da gestão soluções para atender as reivindicações dos trabalhadores


Após a reunião realizada nesta terça-feira (30) pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió, para discutir sobre a falta de posicionamento do prefeito JHC em relação às demandas dos trabalhadores, a comissão sindical conseguiu dialogar com o secretário municipal de economia, João Felipe, por meio de uma videoconferência.

Representando o SINDACS-AL, o presidente Nelson Cordeiro aproveitou a reunião remota para lembrar ao secretário que antes das eleições municipais de 2020, quando ainda era candidato a prefeito de Maceió, JHC prometeu cumprir a legislação e respeitar os direitos dos servidores públicos. “Na época ele se reuniu com várias lideranças e garantiu manter o diálogo com as categorias, inclusive assinando um termo de compromisso”, afirmou.

De acordo com Nelson Cordeiro, a comissão sindical tem pleno conhecimento sobre a impossibilidade de haver reajuste salarial este ano, devido à Lei Complementar N° 173 de 2020, mas existem outras demandas, como o pagamento das progressões por mérito e por titulação, que precisam ser consideradas pela gestão.

“O orçamento anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já prevêem o pagamento dessas progressões, o orçamento do município já inclui todas essas despesas referentes às progressões por mérito e titulação, até mesmo possíveis reajustes”, explicou o presidente do SINDACS-AL, que lembrou, ainda, sobre algumas ações judiciais com pareceres favoráveis à implantação das progressões por mérito no município.

O secretário João Felipe se demonstrou sensível às demandas do conjunto de servidores, mas justificou o atraso nas negociações falando sobre a queda nas arrecadações do município devido à pandemia da COVID-19 e a suspensão de alguns serviços. “Ele falou sobre a queda na arrecadação, sobretudo do Imposto Sobre Serviços (ISS), que foi muito comprometido pela crise gerada com o surto do Coronavírus”, contou Nelson Cordeiro.

Como resultado da discussão, o secretário de economia confirmou que irá agendar para a próxima semana, uma reunião com a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria de Gestão, com o intuito de buscar soluções para as reivindicações apontadas pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió. A comissão sindical, por sua vez, concordou em aguardar um parecer sobre o assunto.