terça-feira, 19 de maio de 2015

SINDICATOS DEFINEM ESTRATÉGIA DE LUTA


 
          Os sindicatos que compõem o movimento unificado dos servidores públicos de Maceió se reuniram na tarde desta Segunda, dia 18/05 para avaliarem a proposta do município a respeito do reajuste salarial e definir os rumos do movimento. O Secretário de organização da CUT, Izaac Jackson apresentou um estudo que a entidade fez que aponta dúvidas a cerca da metodologia que o município usa para estabelecer o cumprimento do percentual da folha de pagamento que a lei de responsabilidade Fiscal exige. Izac ainda aponta dúvidas quanto ao valor da folha de pagamento que segundo a Prefeitura passa dos 68.000.000,00. Segundo diretor da CUT o município tem uma folha bem menor do que apresenta, consequentemente o comprometimento da LRF é bem menor. O valor mensal de R$ 7.546.000,00 de contratação temporária de pessoal é muito alto, alem disso a receita sa Prefeitura no primeiro quadrimestre de 2015 teve um crescimento de aproximadamente 12% em relação a 2014.

          Todos os dirigentes sindicais presentes avaliaram que suas bases rechaçarao o percentual de reajustado apresentado pelo Prefeito. Fernando Cândido, vice presidente do SINDACS ressaltou que mesmo com o compromisso do Prefeito em pagar o retroativo dos padrões dos agentes de 2008 e implantação a partir de junho das insalubridades os agentes certamente rejeitarao os 2,16%. 

          Ficou deliberado que os pontos que unirão as entidades serão o percentual de reajuste e as progressões. As ações do Movimento serão em conjunto, mas as assembléias que definirão greve serão separadas. Devido ao prazo mínimo de publicação de editais de convocação, as assembléias deverão ocorrer simultaneamente na terça, dia 26/05 pela manhã. Os sindicatos assumiram o compromisso de apresentar um parecer jurídico de seus respectivos Advogados sobre a possibilidade de eventual deflagração de greve, por causa da ação que exigiu o retorno imediato dos servidores ao trabalho