sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ações da FENASCE e CNTSS em Brasília nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2014



Advogado da CNTSS avaliará vetos a lei 12.994-14.


Sandro Cezar, Presidente da CNTSS – Confederação Nacional dos Trabalhadores da seguridade Social e o Fernando Cândido, Presidente da FENASCE – Federação Nacional dos Agentes Comunitários e de Endemias estiveram reunidos com o Dr. Cezar Britto, Advogado da CNTSS. A finalidade da reunião foi debater a constitucionalidade dos vetos presidencial a lei 12.994/14. Estiveram presentes ainda os companheiros, Eurico diretor do SINTSAÚDE-RJ e Robson Gois, diretor da CNTSS. As entidades ficaram de enviar os pareceres de seus respectivos Advogados a respeito dos vetos e o Advogado da CNTSS se incumbiu de entregar até o dia 09 de julho também um parecer a respeito deste tema.

Reunião da MNNP-SUS


No dia 16 de julho de 2014 o companheiro Fernando Cândido, presidente da FENASCE participou da reunião da bancada dos trabalhadores da MNNP-SUS – Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. Esteve presente ainda o companheiro Robson Gois membro titular do comitê de desprecarização do SUS. Uma pesquisa a respeito do perfil do ACS e ACE foram a pauta de interesse da categoria.
Reunião na Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde

Os Companheiros, Robson Gois e Fernando Cândido dirigentes da FENASCE estiveram reunidos com a Sra. Charleni Inês da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde obtendo informações a respeito da categoria.
Reunião na Secretária Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

     
Dirigentes da FENASCE estiveram reunidos com o Dr. Marcos Quito, chefe de gabinete do Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A reunião teve a finalidade de debater quais encaminhamentos a secretaria dará para que seja assegurado o repasse do piso salarial nacional dos Agentes de Endemias; foram debatidos também quais parâmetros o Ministério da saúde usará para definir a quantidade de ACE por município, conforme dispõe a lei 12.994-2014, bem como a criação do CBO- Código Brasileiro de Ocupação para os agentes de endemias. Foi informado pelo Dr. Marcos Quito que o pagamento do piso aos agentes por parte dos municípios independe do repasse do Ministério da Saúde. Informou ainda que há dúvidas quanto ao repasse deste recurso devido a previsão orçamentária, por fim o Chefe de Gabinete ressaltou a importância da iniciativa dos dirigentes e a necessidade de debatermos estes assuntos na MNNP-SUS.