sexta-feira, 28 de março de 2025

Comissão do IFA de Marechal Deodoro define melhorias para divulgação e acompanhamento das produtividades

 Integrantes da comissão também analisaram os critérios que devem ser atingidos pelos ACSs e ACE’s


A Comissão do Incentivo Financeiro Anual de Marechal Deodoro reuniu-se, na manhã de quinta-feira

(27), com a coordenadora da Atenção Básica, Dra. Juliana, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde

. O objetivo foi analisar os critérios que devem ser atendidos para o recebimento do IFA e deliberar sobre

mudanças na divulgação e no acompanhamento das produtividades dos agentes comunitários de saúde e

dos agentes de combate às endemias.


O Sindacs-AL indicou quatro agentes para compor a comissão, todos presentes na reunião: as agentes comunitárias de saúde (ACSs) Jaqueline Menezes e Wellingta Maria, e os agentes de combate a endemias (ACEs) Anderson Fabiano e Maria Cristina. De acordo com Jaqueline, no dia 1º de abril será realizada uma reunião com todos os agentes para repassar o que foi definido em conjunto com a coordenadora da Atenção Básica. 'Entre as principais novidades está a forma como vamos acompanhar e divulgar as produtividades de cada um, que, a partir de abril, será repassada mensalmente aos agentes, permitindo que, ao final do ano, a avaliação seja feita de forma mais precisa e ágil', relatou.

Os critérios para a avaliação do IFA são:

  1. Cadastro de média de 500 indivíduos, com tolerância de 450.

  2. Atualização dos cadastros.

  3. Cadastros com CPF.

  4. Acompanhamento dos hipertensos.

  5. Acompanhamento dos diabéticos.

  6. Acompanhamento dos idosos.

  7. Acompanhamento das gestantes.

  8. Acompanhamento das crianças menores de 5 anos.

  9. Realização de pelo menos 2 atividades coletivas mensais.



quinta-feira, 13 de março de 2025

Sindacs-AL busca melhorias para ACSs e ACEs de Atalaia

Diretor do sindicato reforçou a importância de melhorar as condições de trabalho dos agentes



O diretor executivo do Sindacs-AL, Wanderson Nunes, cobrou melhores condições de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Atalaia durante uma reunião com os profissionais, a secretária municipal de Saúde, Danielle Lobo, e o coordenador do Controle de Endemias, Marcos da Sucam, na quarta-feira (12).


A reunião foi solicitada por Wanderson Nunes e prontamente aceita pela secretária, destacando a importância de um diálogo aberto entre a categoria e a administração municipal. “Dentre os principais pedidos, estão itens essenciais como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material para o dia a dia, bolsas e fardamentos”, explicou.

A secretária Danielle Lobo elogiou o trabalho realizado pelo Controle de Endemias no município, que tem apresentado resultados significativos no combate a doenças como a dengue, e informou que trabalhará junto com a prefeita Ceci Rocha para atender às demandas apresentadas.


O Sindacs-AL continua na luta e avança por meio do diálogo com os gestores municipais, reforçando o papel fundamental do sindicato na defesa dos direitos coletivos dos trabalhadores.

segunda-feira, 10 de março de 2025

Entidades sindicais rejeitam contraproposta de 4% de reajuste salarial para 2025

 Sindicatos aguardam nova reunião com a Mesa de Negociação da Prefeitura de Maceió




O presidente Nelson Cordeiro e o diretor executivo Fernando Cândido participaram da reunião da Mesa de Negociação, com a secretária municipal de Gestão, Mary Anne de Souza, nesta segunda-feira (10), na Secretaria Municipal de Gestão, no Centro. As entidades sindicais que representam os servidores públicos municipais de Maceió rejeitaram a contraproposta de 4% para o reajuste salarial do ano de 2025. A Prefeitura propôs pagar o reajuste em duas parcelas: 2% em abril e 2% em outubro deste ano.

Durante uma Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió, realizada no dia 28 de janeiro, a categoria decidiu pleitear um reajuste salarial de 8%. Esse percentual foi sugerido após um cálculo feito pelas lideranças sindicais, que utilizou como referência o modelo adotado pelo Governo Federal, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC-A) e o Produto Interno Bruto (PIB) como indicadores primários para a atualização salarial.



De acordo com o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, quando o prefeito valoriza o salário dos funcionários públicos ele está investindo na qualidade dos serviços prestados à população. “Ter uma política de valorização salarial com ganhos reais anualmente é garantir desenvolvimento social e econômico, além de refletir diretamente na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, falou. 


Fernando Cândido ressalta que o percentual solicitado pelo Movimento Unificado respeita as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "A Prefeitura de Maceió tem todas as condições de valorizar o salario da categoria com ganhos reais, respeitando a LRF", explicou.


Os dirigentes sindicais pediram que a secretária municipal de Gestão solicitasse uma nova proposta por parte do secretário municipal de Finanças, João Felipe, e do prefeito JHC.


Projeto de lei sobre o incentivo financeiro do componente de qualidade foi pauta de reuniões em Rio Largo

 


A criação do projeto de lei para realizar o rateio do incentivo financeiro do componente de qualidade foi tema de duas reuniões: uma com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e outra com os vereadores de Rio Largo. O diretor executivo do Sindacs-AL, Manoel Sarmento, esteve à frente dos dois eventos, que ocorreram nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal.


O componente de qualidade é essencial para o novo modelo de financiamento das equipes da Atenção Primária à Saúde, pois visa melhorar o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Os valores são repassados pelo Ministério da Saúde às prefeituras.


De acordo com Manoel Sarmento, o Sindacs-AL é comprometido com a valorização da carreira dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). “Nosso sindicato trabalha para conquistar todos os direitos dos agentes dos municípios alagoanos, fortalecendo os trabalhadores, valorizando a nossa carreira e garantindo uma melhor qualidade de vida”, afirmou.


Em Marechal Deodoro, Sindacs-AL acompanha elaboração de projeto de lei sobre o incentivo financeiro do componente de qualidade

 


O diretor do Sindacs-AL, José Sebastião, se reuniu com o secretário Municipal de Saúde de Marechal Deodoro, Antônio José, e com a diretora de Atenção Básica, Dra Juliana, nesta segunda-feira (10), para acompanhar a elaboração do projeto de lei que trata sobre a regulamentação do repasse do incentivo financeiro do componente de qualidade para as eSF, eAP, eSB e eMulti. 


Além de saber sobre o projeto de lei, o dirigente sindical reforçou o pedido de uma conversa com o prefeito André Bocão para alinhar o reajuste salarial do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos ACSs e ACEs. José Sebastião também pediu um retorno em relação a dispensa dos pontos e ajuda de custo para os agentes que estarão viajando à Brasília para  participar de um movimento de luta pela aposentadoria especial da categoria. 


O secretário de Saúde informou que em breve a minuta do projeto de lei será enviado para a Câmara Municipal e assim que for aprovado o incentivo financeiro será rateado entre os membros da Atenção Básica. Antônio José também disse que o prefeito irá convocar o sindicato para falar sobre o reajuste salarial e informou que irá abonar os pontos das agentes Jaqueline Menezes e Nailma Maria Santos, que irão participar de ações pela valorização da carreira dos ACSs e ACEs.  


Para José Sebastião, o Sindacs-AL segue no diálogo e junto com a categoria para avançar nas conquistas. “Estamos sempre com muita disposição para garantir que as nossas pautas sejam prioridade nos municípios. Contem com o nosso trabalho!”, reforçou.