quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

CNTSS, FENASCE e CUT juntas na luta em defesa do SUS



    Nesta última quarta-feira 7 de dezembro aconteceu em Brasília a Terceira Marcha Nacional Em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
    Esta atividade que é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), que por sua vez é composta por entidades sindicais e sociedade civil, tem como objetivo lutar contra o desmonte do SUS e fortalecer as políticas públicas de saúde tornando o assim em um SUS com seus principais princípios que são: Equidade Universalidade Integralidade.
    Essas entidades; CNTSS FENASCE e CUT, sempre pautaram por políticas que atendam as necessidades da classe trabalhadora, seja na saúde, na educação, segurança ou assistência social.
    Ultimamente o que se tem percebido é um ataque a essas políticas por parte dos governos municipais, estaduais e federal por meio de tercerizacões, sucateamento e os cortes nos repasses para essas áreas.
    Recentemente o ministro da Saúde fez um pronunciamento dizendo que, "O SUS e muito grande, e precisa ser diminuído e que o certo seria cada cidadão ter um plano de saúde".Essa fala do ministro, mostra claramente o que o governo pretende fazer do sistema que hoje garante para todos que vivem no Brasil, não só a saúde, como também a prevenção de doenças como: Diabetes, hipertensão arterial, dengue, febre amarela e tantas outras.
   "A nossa luta é na conta mão do governo,pois defendemos não somente o funcionamento do sistema, como também mais recursos nos investimentos para o SUS, pois ele é o único meio que garante os trabalhadores e as trabalhadoras assalariados (as) e suas famílias tenham acesso a saúde".    Afirmou Fátima Veloso diretora da CUT Nacional e da CNTSS.
    Mauro Rubem presidente da CUT Goiás no uso de sua fala, disse que hoje a classe trabalhadora tem que estar mais unidade que nunca, pois o cenário posto, é de total desmonte doa direitos conquistados com muita luta pela classe trabalhadora.
    Leocides José diretor de comunicação da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE), explanou que essas duas categorias que a dois anos conquistaram por meio da Lei Federal 12,994 aprovada em junho de 2014, e que não teve mais nenhum reajuste desde então, vê o sonho da sua categoria desfacelado tão prematuramente com a aprovação da PEC 55.
    Leocides também salientou a importância da união das entidades sindicais e da classe trabalhadora nesta luta em defesa do SUS e de todas as políticas públicas sociais.

    Texto: Leocides José diretor da CNTSS FENASCE e SINDSAUDE/GO.

Diretores do SINDACS atendem convite e participa da inauguração da nova sede do COSEMS.


    O SINDACS, através de seus diretores: Fernando, Neto, Roberto e Angecelma participaram, na manhã desta segunda-feira (05/12), da solenidade de inauguração da nova sede do Conselho de Secretários de Saúde de Alagoas-COSEMS.
    Os dirigentes aproveitaram a oportunidade para saber do Secretário, quando será normalizado o pagamento do salário dos Agentes de Arapiraca e quando será realizada a transferência dos recursos, referentes a mensalidade dos Agentes, que sao filiados ao sindicato que está arrasada a vários meses.
    O Presidente do COSEMS e também Secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratam Pedrosa informou que o salário será pago ainda nessa semana, não há riscos de não haver o pagamento do 13° salário e que até o dia 09/12 estará realizando a transferência das mensalidades.
     A Solenidade contou com a Presença da Secretária Estadual de Saúde, Dra. Rosângela.
   Ao ser intrevistado pela imprensa, Fernando Cândido, Presidente do SINDACS agradeceu o convite, parabenizou a atual gestão pela conquista da nova sede, e ponderou que o SINDACS e o COSEMS devem está em consonância, haja vista que a relação direta de trabalho dos Agentes comunitários e de Endemias é com os Secretários de Saúde. Fernando lembrou inclusive, que já solicitou pauta na reunião do Conselho para discutir a importância dos gestores da saúde apoiarem o curso de qualificação dos ACE.
SINDACS-AL EM AÇÃO!: RELAÇÃO TOTAL DOS PROCESSOS DE TITULAÇÃO DOS AGENTES DE ENDEMIAS DE MACEIÓ

 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

INCENTIVO DE FINAL DE ANO PARA ACE, EM CORURIPE-AL ESTÁ A UM PASSO DA REALIDADE. 
    O incentivo de final de ano, mais conhecido pelos agentes de saúde e de combate as endemias por décimo quarto, provavelmente será pago esse ano aos agentes de endemias do município de Coruripe.
     Os ACEs junto com o sr. Roberto Santos, Diretor de políticas sindicais do SINDACS-AL, Diretor da FENASCE e presidente do SINDICOMP (sindicato dos servidores públicos municipais de Coruripe AL) estiveram com o secretário de saúde Sr. Guido Brêda para reivindicar este direito, o sindicalista explicou ao secretário que a décima terceira parcela que o governo federal manda aos municípios deve ser pago a categoria, onde alguns gestores usam de má fé, e utilizam a mesma para pagamento do décimo terceiro salário, o que é irregular, até por que a obrigatoriedade do pagamento do décimo terceiro salário é do empregador, ou seja as prefeituras e não do governo federal.
     O secretário Sr. Guido Brêda deixou claro que não tem problema algum em fazer o repasse mais iria solicitar primeiro um parecer jurídico a procuradoria geral do município e dependendo desse parecer paga o incentivo até o final de dezembro. O sindicalista fez questão de deixar claro que alguns gestores de Alagoas já reconhecem tal direito e paga a parcela extra ao profissional a exemplo de Piaçabucu e Feliz Deserto, municípios vizinhos e também coordenado por o Sr. Roberto, e acrescenta " esses gestores valoriza e incentiva o profissional ACS e ACE dedicar-se ainda mais em sua função, buscando servir melhor o usuário final do SUS, atendendo melhor a comunidade."
FOI PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO: DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2016 AS 50 PRIMEIRAS HOMOLOGAÇÕES POR TITULAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE DE ENDEMIAS DE MACEIÓ.




EM DEZEMBRO (CONFORME ACORDO), SAIRÁ MAIS 50 TITULAÇÕES E A PARTIR DE JANEIRO DE 2017 SERÃO PUBLICADAS 15 HOMOLOGAÇÕES A CADA MÊS.